Perfumes | Nefertum smell vai te levar em uma viagem aromática ao Egito antigo!

Nota do autor: O texto abaixo foi produzido como material de uma campanha publicitária fictícia com um estilo aplicado a um produto. No contexto ficcional a matéria foi escrita para a revista digital da marca de perfumes “Nefertum smell” que está preparando um grande anúncio de suas novas fragrâncias baseadas nos deuses do Egito Antigo.

Representação dos egípcios usando perfumes
(Representação dos egípcios usando perfumes | Não reivindicamos nenhum direito sob as imagens utilizadas no texto para ilustração do conteúdo – Todos os direitos reservados aos criadores.)

Os egípcios foram os primeiros grandes produtores e consumidores de perfumes na antiguidade e Nefertum, que foi o deus da flor de lótus foi considerado o deus do perfume e da aromaterapia, além de representar o nascer do Sol.

Os antigos egípcios amavam fragrâncias e as associavam com os deuses e reconheciam o seu efeito positivo a saúde. Geralmente os perfumes eram aplicados como pomadas à base de óleo, sendo possível encontrar representações de preparação de perfumes por templos em todo o Egito.

As pessoas tinham o costume de usar cones oleosos com fragrância na cabeça, de modo que, quando derretido, hidratava e perfumava o portador. No entanto, o uso de maior relevância foi o seu uso religioso, com a queima de incenso e a unção das estatuetas de seus deuses.

Os perfumes mais valorizados do mundo antigo se originavam do Egito. Sendo os mais populares: Susinum (um perfume baseado em lírio, mirra, canela), Cyprinum (com base de henna, cardamomo, canela, mirra e abrótano) e Mendesian (mirra e cássia com gomas e resinas variados). Eles também gostavam do Stakte, um perfume com aroma bastante forte. Os perfumes geralmente eram armazenados em embalagens de alabastro, vidros e pedras. Os bálsamos eram tidos como medicinais e os perfumes serviam para repelir os demônios. Já os incensos eram usados para esconder o odor de sacrifícios de animais durante suas cerimônias.

Agora que conhecemos um pouco da história da perfumaria egípcia podemos falar sobre a nova linha de perfumes da Nefertum smell. Serão ao total 11 fragrâncias inspiradas em grandes nomes dos deuses egípcios, que iram lhe propor uma verdadeira viagem ao Egito Antigo.

Acompanhamos de perto a produção dos perfumes e o designer, Rodner Matias, responsável pela criação das concept art nos falou um pouco sobre o processo de criação. “Minhas artes são baseadas em quadrinhos, como Sandman, de Neil Gaiman, que é considerado uma obra prima dos quadrinhos e também me inspirei em figuras religiosas e mitológicas de historias em quadrinho no geral. Infelizmente não posso dar mais detalhes, mas garanto que vocês iram gostar do trabalho final” afirma Rodner.

O lançamento da nova linha de perfumes da Nefertum acontecerá ainda neste mês e contará com a presença de todos os envolvidos na produção.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *